Para realização do trabalho foram necessários os seguintes recursos:
-
Equipamento GNSS Trimble R4;
Materiais e Métodos
Figura 4: Equipamento Trimble R4
-
Notebooks para instalação do servidor NTRIP Caster e dos clientes;


Figura 5: Notebooks usando como servidor (esquerda) e cliente (direita)
-
Rede Ethernet comum (TCP/IP) para conexão de todos os notebooks;
-
Software GPS Configurator (disponível para download no site da Trimble);
-
Coletor de dados com o software Trimble Access para configuração do R4;

Figura 6: Coletor de dados executando o Trimble Access
-
Software Visual Studio Express (baixado no site da Microsoft e instalado no notebook servidor);
-
Biblioteca RTKLib com o software RTKNAVI, executado nos notebooks clientes para validar a solução.
Características do equipamento GNSS Trimble R4
No desenvolvimento do trabalho foram utilizados os equipamentos da fabricante Trimble, sendo o sistema GNSS Trimble R4 que é composto de estação base, rover, rádio externo, coletor e assessórios [7][8]. Entre as principais características do equipamento estão:
-
Sistema com 220 canais e Trimble R-Track tecnologia de localização por satélite;
-
Escalável de pós-processamento para VRS para configurações multi-constelação - RTK;
-
A flexibilidade de escolher o nível de suporte GNSS que é perfeito para a sua aplicação;
-
O sistema RTK Trimble R4 possui GPS L1 e L2 e possibilita o upgrade de GLONASS;
-
Baterias para até 11 horas de uso ininterrupto;
-
Conexão via bluetooth com dispositivos externos, inclusive com o coletor e smartphones com o aplicativo Trimble Access instalado;
-
Possui precisão milimétrica para posicionamento GNSS diferencial, levantamento estático e cinemático, tanto vertical como horizontal, desde que em condições ideais de trabalho;
-
Entrada e Saída CMR+, CMRx, RTCM 2.1, RTCM 2.3, RTCM 3.0, RTCM 3.1.
O equipamento é robusto o suficiente para realização de trabalho de campo, possui classificação de grau proteção IP67 além de suportar faixa de temperatura de trabalho de -40°C a 65°C [9].
Detalhamento dos Softwares utilizados
GPS Configurator
O software GPS Configurator foi utilizado para configuração de parâmetros da estação, entre eles a forma de comunicação. No trabalho foi parametrizada a comunicação via porta serial, escolhendo para isso a porta COM5 disponível no computador utilizado e a velocidade da rede (Baud Rate), no caso 38400 bps.
Configurando coletor com Trimble Acess
Após ser ligado a base do Trimble R4 é necessário estabelecer a sua comunicação com o coletor através do bluetooth utilizando o software Trimble Access. Realizada a conexão é importante observar o número de satélites conectados à base, durante o trabalho este número oscilou entre 6 e 8, inclusive variando com o clima já que por vezes o céu estava com muitas nuvens carregadas. Outro ponto importante a ser observado é o nível de PDOC, sendo que o ideal é que esteja abaixo de sete.
A configuração da base para realização de um novo trabalho e coleta de informações é realizada no software Trimble Access sendo que alguns passos devem ser seguidos:
-
Configuração do tipo de levantamento
No menu inicial escolha a opção Configuração e em seguida em Estilo de levantamento opte por RTK e Preenchimento (que foi um perfil já existente, com muitas das configurações prontas). No próximo passo, em Opções de Base, escolha o formato RTCM 2 e clique em Aceitar e logo depois em Armazenar. Realizados estes passos a estação base estará configurada para realizar levantamento em RTK (tempo real) no formato RTCM 2.0.
-
Criação de novo trabalho
Para iniciar uma medição é necessário criar um novo trabalho no coletor, também utilizando o software Trimble Access instalado no coletor. No menu inicial escolha a opção Trabalhos e clique em Novo Trabalho, defina um nome para seu trabalho e na sequencia clique em Aceitar e logo depois em Medir.
-
Iniciar medições
Dando início às medições é necessário no menu inicial escolher a opção Levantamento Geral e clicar em Medir, logo depois escolher a opção RTK e Preenchimento e por fim Iniciar Base.
Realizados estes passos o equipamento já estará coletando dados de sua localização em relação aos satélites que estiverem conectados e os disponibilizando via porta serial.